History of fashion design: Década de 10

Liberdade, Glamour e Dor ditaram a moda na década de 10.


Em meio aos reflexos e disparidades da revolução industrial, o movimento da Art Nouveau influenciou a arquitetura, decoração, arte e a moda; a Belle Époque movimentava o inicio dessa década, dois trajes eram vistos nos guarda-roupas uma sóbria e funcional para o dia e roupas que trasbordavam elegância, sofisticação e o clima de feste vistos nas noites Époque ; a silueta alongada e em S nos tailleur femininos, botinhas com abotoamento lateral em saltos médios revestidos de tecidos e os chapéus com extremo volume, verdadeiras obras que desfilavam nas cabeças, adornados de plumagens e com direito até ha animais empalhados. Os homens carregavam longas cartolas, bengalas e seus sapatos encerados.
O ballet russo e as viagens ao orientes eram sinônimos de poder social e conhecimento para a época e movimentou a moda; o estilista francês Paul Poiret (1879-1944 – o mesmo que decretou o fim do espartilho na mesma década), fez de turbantes e estampas em cores vivas à grande proposta das suas coleções, e as calças começariam sim a fazer parte do vestuário feminino.
Com a segunda guerra mundial, muitas mudanças sociais ocorreram e a mulher ampliou seu papel na sociedade, seus trajes passaram a ser mais secos devido à restrição dos tecidos, começou a surgir um estilo andrógeno, os aspectos tubulares das saias, seus calçados puderam aparecer e as meias ficavam a amostra, surge o hábito do corte de cabelo, fumar em público e até mesmo conduzirem automóveis. A estilista Gabriel Coco Chanel começa a ganhar o mercado no final da década.

Postar um comentário

Grata pela visita!
Gesik Gila

  • Top 3