Zuzu ,uma história de amor a frente do seu tempo!


Entre os anos 60 e 70, ousadia, criatividade, inovação, coragem, charme, envolvimento e anti- militarismos era sinônimo de Zuleika, ou melhor, Zuzu Angel.
Uma mulher nascida em Curvelo, Minas Gerais, ingressou no universo da moda através de trabalhos beneficentes no grupo Pioneiras Social, liderado pela primeira dama Sarah Kubitschek. Apesar de Criar ela se denominava costureira, foi então que em 1967 realizou um desfile no Copacabana, que despontou na moda com suas saias amplas e barrigas a mostra. No mesmo ano realizou seu primeiro desfile em New York, onde conquistou definitivamente o público e a crítica norte-americana.

Uma das primeiras estilistas a fazer uma moda brasileira; rendas, tecidos e motivos locais que trouxeram identidade a nossa moda.
“-Sempre me orgulhei de meu país, de minhas tradições, do que é meu. Foi minha autenticidade que me abriu as portas da fama.” Zuzu Angel.
Além da criação Zuzu também implantou um novo sistema de moda no Brasil, ela passou a trabalhar com produção em série, conhecida atualmente como fashion fast, e não apenas modelos exclusivos alcançando outra classe social que também passou a ter acesso a modelos assinados por estilistas . Ela passou a desenvolver duas coleções uma Day-by-day e outra Holiday.
“-Eu procuro explicar que a moda não é frivolidade, mas sim comunicação.” Zuzu Angel.
Em meio a seu prospero negócio que ganhava reconhecimento nacional e internacional, Zuzu passou por uma triste história, mais uma de diversas durante a ditadura militar. Mulher, mãe de três filhos, divorciada, durante cinco anos foi movida pelo desaparecimento de seu filho Stuart, sua luta contra o direito de enterrar seu filho fez dela uma imagem publica contra o militarismo, evidente que suas denúncias e indignação não agradaram, mas esse desconforto foi encerrado em Abril de setenta e seis quando um acidente de carro matou a estilista que enfim foi silenciada.

Hoje possui um institudo de moda com o nome da estilista em sua homenagem.
http://www.zuzuangel.com.br/

Postar um comentário

Grata pela visita!
Gesik Gila

  • Top 3